Sua fornecedora de Luz/Energia está cobrando muito caro? 5 dicas de como sua empresa pode resolver este problema

Sua fornecedora de Luz/Energia está cobrando muito caro? 5 dicas de como sua empresa pode resolver este problema

Sua fornecedora de Luz/Energia está cobrando muito caro? 5 dicas de como sua empresa pode resolver este problema

Um dos principais motivos pelos quais os brasileiros possuem contas de energia tão altas é por conta da dependência do país da energia hidrelétrica.

Cerca de 75% da eletricidade do Brasil vem de barragens hidrelétricas, que costumam ser muito caras para construir e manter. Além disso, demanda uma alta infraestrutura por conta da sua extensa rede de distribuição, altas taxas de impostos, subsídios e descontos principalmente para consumidores de baixa renda e principalmente falta de concorrência. Por conta disso, o Brasil possui um dos preços de energia elétrica mais altos do mundo. 

Além disso, um outro fator que contribui para as altas contas de eletricidade é o vasto tamanho do Brasil. Isso porque, o país possui um território muito grande, o que significa que existem muitos custos de infraestrutura de distribuição. 

O Brasil também é considerado um país muito populoso, com mais de 210 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE. Isso nos mostra que existem muitas residências que utilizam eletricidade, o que acaba aumentando ainda mais os custos.  

Sua fornecedora de Luz/Energia está cobrando muito caro? Confira 5 dicas de como sua empresa pode resolver este problema

Como saber se o valor da minha conta de luz está correta? 

É importante analisar regularmente a sua conta de energia para ter certeza que ela não está sendo cobrada em excesso. 

Isso porque, em alguns casos as companhias de eletricidade acabam cometendo erros, em outros casos pode acabar acontecendo um problema com seu contador de luz. Por isso, se você acha que a sua conta de luz está vindo muito alta, um dos primeiros passos é verificar se existem erros. 

Primeiramente, desligue todos os aparelhos e verifique se o relógio continua rodando. Caso ele continue, isso pode ser um sinal de que está acontecendo alguma fuga de energia entre a sua residência e o padrão da sua concessionária. 

Independente se seja um medidor analógico ou digital, compare a leitura no medidor com a leitura em que está na sua conta de luz, caso eles não estejam iguais é necessário contatar a sua fornecedora de energia imediatamente. 

Caso ainda ache que está sendo sobrecarregado, entre em contato com a sua fornecedora de energia para conseguir investir mais a fundo e descobrir quais são as 

causas de estar pagando uma conta de luz tão cara.   

Onde posso reclamar sobre a conta de luz alta?

Se você é cliente de uma companhia de serviços públicos no Brasil e sente que a sua conta de energia está muito cara, você possui o direito de apresentar uma reclamação à companhia. 

Para realizar essa reclamação, é necessário, primeiramente, entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente de sua companhia de eletricidade e explicar o seu problema. Caso você não esteja satisfeito com a resposta, pode então realizar uma reclamação à Agência Nacional de Eletricidade. 

Para isso, basta preencher um formulário que está disponível no site da ANEEL. Após a sua queixa ter sido apresentada, a ANEEL investigará o assunto e tomará as medidas apropriadas, caso seja necessário. 

Caso prefira ou tenha alguma dúvida ainda é possível entrar em contato com o departamento de atendimento ao cliente da ANEEL pelo telefone 0800 727 0167.  

Minha fornecedora de energia está cobrando muito caro. O que devo fazer?

Se você não mudou nenhum de seus hábitos de consumo de luz no último mês, sempre foi uma pessoa que tomou medidas econômicas necessárias, e da mesma forma continuou vindo um valor muito alto e que não faz sentido, você pode tomar providência. Confira 5 dicas de como sua empresa pode resolver este problema: 

  1. Verifique se a sua energia não está sendo roubada

Caso alguém esteja utilizando a sua energia de maneira criminosa, através de furtos ou fraudes, você deve entrar em contato e comunicar a sua fornecedora de energia elétrica.

  1. Entre em contato com a sua distribuidora 

Entre em contato com a sua distribuidora e informe o número do medidor de energia e procure a sua ouvidoria. 

  1. Entre em contato com a ANEEL

Se você realizou a sua reclamação na ouvidoria e mesmo assim eles alegaram que o valor está correto e deve ser pago, entre em contato diretamente com a ANEEL para reclamar. 

  1. Realize uma reclamação no PROCON

Caso o seu problema ainda não tenha sido resolvido, você pode realizar uma reclamação acionando o PROCON ou no site consumidor.gov.br 

  1. Levando o caso para a justiça 

Em últimos casos, após ter tentando resolver através de todos os meios administrativos, você pode buscar a solução na justiça. 

Conheça a Lead Energy

A Lead Energy é uma empresa que tem como foco a economia de energia. Conhecida por possuir soluções que necessitam de pouco investimento e vão ajudar a diminuir os gastos com energia elétrica dentro da sua indústria. 

Aqui possuímos uma gestão completa necessária para aplicar estratégias de economia de energia elétrica com muita eficiência e rapidez no seu negócio. Sendo uma de nossas principais missões ajudar as empresas que gastam mais de R$ 5.000 por mês na conta de energia elétrica a reduzir esse custo, de maneira sustentável com um baixo ou nenhum investimento inicial.   

Se a sua fornecedora de luz/energia está cobrando muito caro acesse nosso site e conheça mais sobre nós e nossa solução e realize uma simulação. Além disso, você também pode conferir as nossas redes sociais e blog para ficar por dentro de muitos outros conteúdos sobre energia elétrica e como economizá-la.  

Confira como este cliente economizou R$60K na conta de energia

Posts Recentes