Dando continuidade a nossa explanação sobre as alternativas de redução do custo da energia elétrica, onde iniciamos falando sobre a troca de fornecedores de energia, desta vez abordamos as características, vantagens e desvantagens da instalação energia solar no telhado ou terreno de sua empresa.
A produção de energia através de micro e mini usinas espalhadas pela rede elétrica nas cidades tem o nome de geração distribuída, em contraposição às grandes usinas de diversas fontes, que são enormes e produzem grandes volumes de energia de forma centralizada.
A energia solar
A energia solar é, finalmente, a grande inovação tecnológica que está revolucionando a indústria de energia elétrica. Da mesma forma que as câmeras digitais acabaram com a dependência da revelação de fotos, a energia solar acabou com a dependência de grandes usinas para o consumidor ter energia elétrica em sua casa ou empresa. O consumidor pode gerar sua própria energia no local onde a consome. E, assim como na fotografia, isso muda completamente a relação do consumidor com o produto, e também o mercado que gira em torno deste produto.
A oferta de produtos e serviços relacionados à energia solar explodiu no Brasil nos últimos anos devido a diversos incentivos (isenção de impostos, subsídios) e à queda acentuada de preços. A fonte solar distribuída é, de longe, a que mais cresce hoje no país.
Saiba como ter a sua própria energia solar
Primeiramente, pesquise fornecedores, já que existem diversas opções, escolha alguns para fazer uma visita ao local de instalação e apresentar projeto com orçamento e prazos. Bons fornecedores já trazem na proposta a oferta de financiamento da obra junto às instituições de fomento como BNDES ou FINAME, com juros competitivos. Após escolher o fornecedor, o próximo passo é submeter o projeto para aprovação da distribuidora, que deve analisar o impacto dessa nova geração de energia em sua rede e, se for o caso, recomendar obras na rede elétrica para adaptação à nova fonte de energia. Depois de ter aprovado o projeto, é hora de realizar a obra e, ao final, solicitar à distribuidora a ligação com a rede.
Mas por que precisa conectar com a rede? Porque as placas solares só produzem energia durante o dia, obviamente. E para atender o consumo noturno, é preciso ainda usar o velho sistema de distribuição e “puxar” energia da rede.
Apesar de parecer uma limitação, não é uma desvantagem, pois, se o consumidor instalar uma quantidade de painéis solares que produzam mais energia elétrica do que sua necessidade nas horas do dia, esse excedente é injetado na rede e registrado como um crédito em nome do consumidor. Com isso, a energia utilizada da rede durante a noite é “paga” com os créditos obtidos durante o dia, e o consumidor não tem nada a pagar de energia à distribuidora. Além disso, os créditos de energia podem ser usados também para pagar o consumo de outras filiais da mesma empresa.
De modo geral, embora continue pagando pelo uso da rede que leva e traz a sua energia, o valor será muito menor do que antes, pois ainda há subsídios relevantes que ajudam a reduzir esse custo.
Vantagens e desvantagens da instalação de painéis solares na sua empresa
Vantagens:
- Energia limpa e segura por muitos anos;
- Amplo acesso a financiamento com juros especiais;
- Retorno do investimento cada vez mais rápido por conta da redução contínua de custos e do aumento do preço da energia da distribuidora
Desvantagens:
- Requer um investimento inicial elevado, em relação à opção de Mercado Livre de Energia. O consumidor paga a instalação com recursos próprios ou com o financiamento, sendo que nesse caso a redução de custos não acontece imediatamente porque é preciso terminar de pagar o financiamento para o efetivo benefício da redução de custos acontecer.
- Depende das condições climáticas para sua eficiência. Longos períodos chuvosos reduzem a eficiência da instalação. Em geral, a eficiência das placas solares no Brasil é maior nas regiões tropicais do que nas subtropicais.
- Como todo equipamento, a instalação solar requer manutenção periódica.
Gostou do conteúdo? Em breve teremos um material sobre a comparação entre as opções de mercado livre e energia solar. Para estar por dentro desse e muitos outros conteúdos acesse nosso blog e conheça os materiais que estão disponíveis por lá.