Como economizar energia em hospitais, clínicas e consultórios médicos?
Todo tipo de negócio deve priorizar a excelência na gestão financeira e isso não poderia muda em empresas voltadas ao setor da saúde e bem-estar, como é o caso de hospitais, clínicas e consultórios médicos. Nesses locais utilizam-se diversos equipamentos, os quais podem vir a ter muita economia em energia elétrica, principalmente quando a atenção com a conta de energia começa a ser um dos focos do gestor do negócio.
Buscando aumentar a eficiência energética e reduzir o valor da tarifa de energia, você pode adotar medidas eficazes. Quer saber quais medidas você pode adotar para economizar energia em hospitais, clínicas e consultórios médicos? Continue lendo e confira todas as dicas que nós da Lead Energy separamos para lhe ajudar!
O dimensionamento correto de cargas é muito importante!
O dimensionamento de cargas de acordo com os equipamentos utilizados é uma prática essencial para evitar possíveis problemas como multas contratuais com a distribuidora de energia, por exemplo.
Para estabelecimentos enquadrados na tarifa horo-sazonal, você deve somar as cargas em operação durante um momento específico seja superior à demanda contratada, o hospital, clínica ou consultório médico deve pagar na conta de energia uma multa por ultrapassagem de demanda. Em casos como este, o valor da tarifa de ultrapassagem pode chegar a três vezes superior à cobrada normalmente.
Nesse caso o uso de geradores a diesel para diminuir o consumo de energia durante o horário de ponta é uma prática super comum nesses lugares.
Implemente medidas de eficiência energética em hospitais, clínicas e consultórios médicos
A energia elétrica mais em conta é justamente aquela que deixamos de consumir. Apesar de parecer estranho, o potencial de ganhos para a economia brasileira com a diminuição do consumo é bilionário. Ou seja, a redução da conta de energia de um hospital, clínica ou consultório pode proporcionar o investimento em equipamentos mais sofisticados e em contratação pessoal.
Já no primeiro ano de implementação das medidas de eficiência energética, é possível chegar a 10% de economia, sem ter que realizar grandes investimentos. Além disso, dependendo das práticas em gestão do hospital ou clínica, uma simples inspeção pode revelar áreas nas quais iluminação ou equipamentos ficam ligados sem necessidade ou espaços onde a iluminação, ventilação ou refrigeração podem ter seu uso reduzido sem detrimento do conforto dos usuários ou cuidado com pacientes.
Ou seja, existem diversas medidas, muitas delas simples que podem acabar gerando economia na conta de energia do seu espaço.
Saiba quais são as potenciais áreas de economia de energia:
Iluminação
Existe um enorme potencial de economia através da iluminação. Nos espaços que necessitam ser iluminados 24 horas por dia, você pode utilizar lâmpadas de alta performance. Além disso, você pode aproveitar a iluminação natural de alguns ambientes durante o dia, o que diminui a necessidade de manter lâmpadas acesas.
Além disso, o uso de sensores de presença também é uma ótima opção. Algumas lâmpadas utilizadas em ambientes externos consomem muita carga reativa, como resultado sua performance acaba sendo reduzida. Você contorna esse tipo de problema com o uso de bancos de capacitores para corrigir o fator de potência. Medidas como essa podem gerar uma redução de 50% no consumo de energia com iluminação e ainda evitar multas.
Ar condicionado
A enorme quantidade de quartos que precisam ser resfriados faz do controle de temperatura nesses locais um grande consumidor de energia elétrica. A temperatura deve estar controlada para garantir o conforto dos pacientes, por isso, diversos hospitais, clínicas e consultórios médicos possuem o ar condicionado central, o que facilita o controle do consumo de energia ao ajustar a temperatura desejada e a umidade do ar.
Além disso, a isolação térmica do local ajuda a diminuir significativamente o uso do ar condicionado.
Equipamentos
Utilizar equipamentos de baixo consumo de energia ou substituir equipamentos e motores antigos por outros que sejam mais eficientes é uma ótima maneira de reduzir o gasto que você está tendo com energia elétrica.
Conscientização da equipe e dos pacientes
Realizar treinamentos e campanhas de conscientização dos funcionários e dos pacientes são práticas consideradas muito eficazes na diminuição dos desperdícios e melhora do índice de satisfação com o ambiente de trabalho.
Além da implementação dessas medidas, a medição e o monitoramento diário das cargas desses locais é uma prática muito importante para garantir que os ganhos conquistados sejam mantidos e que novos potenciais de redução de consumo possam ser identificados.
Invista na geração de energia solar
Para reduzir os custos e ficar menos suscetível aos aumentos da tarifa elétrica, cada vez mais hospitais e clínicas estão aderindo à geração própria de energia através de sistemas fotovoltaicos.
Os benefícios da geração fotovoltaica para hospitais, clínicas e consultórios médicos
- Investimento com um alto retorno financeiro;
- A empresa transmite uma imagem de sustentabilidade;
- Geração fotovoltaica e a tarifa horo-sazonal;
- Sistemas fotovoltaicos e backup;
- Longa vida útil e de baixo custo de manutenção;
- Tecnologia ruído zero;
- Flexibilidade;
- Acesso a incentivos financeiros para energia solar.
Economize energia em hospitais, clínicas e consultórios médicos com a Lead Energy!
Aqui na Lead Energy, nossa equipe possui larga experiência no mercado de energia e pode contribuir com todo o processo de adequação do seu hospital, clínica ou consultório médico para que ele seja mais lucrativo através da eficiência energética.
Quer economizar energia e gerar resultados positivos para o seu hospital, clínica ou consultório médico? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo em nosso site. Nele, você também pode realizar uma simulação totalmente online e gratuita e em alguns minutos descobrir o quanto de energia elétrica você pode economizar. Além disso, conheça as nossas redes sociais e blog, por lá você encontra muitos outros conteúdos sobre eficiência energética.