Três perguntas: Lead Energy e soluções energéticas para PMEs

Três perguntas: Lead Energy e soluções energéticas para PMEs

Por Jorge Priori.

O que faz a Lead Energy?

A Lead Energy tem a missão de levar uma boa gestão energética às pequenas e médias empresas. Qualquer consumidor pessoa jurídica com consumo de energia acima de R$ 5 mil pode acessar a nossa plataforma e ingressar com a sua conta para obter em segundos um diagnóstico do que pode ser melhorado, como comprar energia de um fornecedor diferente com tarifa mais barata, recalibrar alguns parâmetros da sua conta como tarifa ou demanda, recuperar impostos ou melhorar sua eficiência energética.

Caso o cliente se interesse, a Lead pode executar internamente o serviço ou conectá-lo a um parceiro que faça a execução. Com a realização de um combo de ações, nossos clientes conseguem uma economia de 20% a 30% na conta de luz.

Com relação ao valor, consumos acima de R$ 5 mil possuem mais opções para serem trabalhados. Abaixo desse valor, nós começamos a entrar no universo de clientes de baixa tensão como uma farmácia, uma padaria ou um negócio menor, que por mais que tenham uma conta de energia expressiva, caem no universo da Geração Distribuída (GD).

Provavelmente, no futuro teremos mais coisas para oferecermos a esses clientes, mas isso não quer dizer que eles não possam encaminhar suas contas, mas esse ainda não é o nosso foco de marketing e estratégia da empresa.

Como funciona o processo?

Uma vez que a empresa carrega a conta de luz no site, a própria plataforma vai ler os dados que estão no documento, calcular o que pode ser melhorado e disponibilizar o detalhamento das ações. Como os dados de contato do cliente já foram registrados, um especialista da Lead entrará em contato para conversar e fazer o aprofundamento sobre cada uma das soluções que foram apresentadas. Até esse momento, não houve qualquer pagamento.

Na grande maioria das nossas soluções, o pagamento é uma parte da economia gerada ou uma comissão em cima do parceiro que prestará o serviço indicado. Raramente, o cliente nos fará um pagamento antecipado.

Quais são as principais oportunidades que as empresas deixam passar e que deixariam suas contas de luz mais baratas?

O mercado de energia em si tem uma complexa natureza técnica. Como a energia gerada tem que ser consumida no mesmo momento, há um mercado bem truncado de contratos que faz com que fique muito difícil de se levar uma mensagem para o consumidor, que acaba não entendendo as suas possibilidades. Por isso que a nossa missão é traduzir toda essa complexidade em algo simples.

A maior economia que os clientes conseguem na conta de luz é deixar de comprar da distribuidora para comprar direto da usina. Quando se trata de um consumidor de alta tensão, ele pode comprar via mercado livre. Nós ajudamos as empresas na realização desse processo, como troca de medidor ou a parte burocrática com a distribuidora. Superado isso, elas terão acesso a uma tarifa muito mais barata.

Para consumidores menores, eles podem entrar num pool de GD. Uma usina menor é construída na área de concessão de uma distribuidora, cria um contrato, uma relação com o consumidor, e começa a depositar o crédito que será abatido na sua conta de luz. Nós temos parceiros que fazem isso, o que possibilita uma economia na conta de luz de até 15%.

A grande maioria das opções não envolve um investimento expressivo. É se dispor a fazer o processo e entrar numa nova relação comercial com o novo parceiro.

Na questão tributária, indústrias ou empresas que possuem um processo produtivo têm direito a recuperar o crédito de ICMS referente à energia elétrica aplicada para fins produtivos. Para isso, nós precisamos de algum rastro auditável ou da instalação de um sistema de medição que separe quanto da energia foi gasto na atividade produtiva e quanto foi gasto na administração. Com a aferição da energia gasta para fins produtivos, a empresa pode solicitar a recuperação do ICMS correspondente que foi pago na conta de luz.

Esse é um serviço que prestamos através dos nossos parceiros de contabilidade ou simplesmente auxiliando o cliente com a entrega de um laudo para que ele possa fazer o processo com a sua própria contabilidade.

Confira como este cliente economizou R$60K na conta de energia

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