Como implementar a eficiência energética nas instalações industriais?

Como implementar a eficiência energética nas instalações industriais?

Como implementar a eficiência energética nas instalações industriais?

Os processos realizados dentro de indústrias são os que mais utilizam energia elétrica em todo o mundo. Isso porque, diversas corporações usam combustíveis fósseis em suas atividades, que acabam contribuindo significativamente para as emissões de CO2, causando impactos ambientais negativos. 

Por conta disso, a busca pela eficiência energética e a migração para fontes renováveis se tornou essencial para as indústrias, já que ela representa uma redução significativa nos custos, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental. 

Quer saber como implementar a eficiência energética nas instalações industriais? Continue lendo e saiba mais!

A eficiência energética é essencial para a indústria

Os processos industriais costumam ser mais complexos, além de envolverem diversas etapas, que consomem uma grande quantidade de energia. Tanto o processamento das matérias primas, quanto a produção dos bens finais e o transporte utilizam muita energia. Isso pode acarretar um custo significativo para as indústrias, que necessitam buscar estratégias para aumentar a eficiência operacional e diminuir os gastos. 

Além disso, as atividades da indústria podem acabar causando impactos negativos principalmente ao meio ambiente, como a poluição da água e do ar, a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental que as empresas busquem maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas operações, contribuindo com a sustentabilidade do planeta terra. 

A redução dos custos é um dos maiores benefícios da eficiência energética

Uma das principais medidas de eficiência energética conta com a otimização dos processos produtivos, o uso de equipamentos mais eficientes e a recuperação de energia dos gases emitidos durante os processos produtivos. Além disso, aderir equipamentos que utilizam energia elétrica ou outros tipos de fontes renováveis de energia são medidas que devem ser diariamente avaliadas e implementadas. 

Como implementar a eficiência energética nas instalações industriais?

Existem diversas ações que você pode implementar para aumentar a eficiência energética das indústrias. Conheça as principais: 

Aprimoramento da eficiência dos equipamentos

O uso de equipamentos e máquinas de maior eficiência é uma estratégia essencial. Por isso, o uso de motores elétricos de alta eficiência e sistemas de recuperação de energia são ótimas soluções.

Utilização de tecnologia de automação

A automação é responsável por tornar as operações muito mais eficientes, reduzindo os desperdícios de matéria prima, aumentando a produtividade e reduzindo o consumo de energia. 

Utilização de técnicas de processamento mais eficientes 

A indústria consegue adotar técnicas de processamento mais eficientes, de acordo com as características de cada processo produtivo. 

Acompanhamento do consumo e indicadores

Para ter uma gestão energética eficaz é necessário o contínuo acompanhamento do consumo de energia e a criação de indicadores para acompanhamento do desempenho de cada instalação, estabelecendo metas para a sua redução ao longo do tempo, além da medição dos resultados das ações que forem implementadas. 

Treinamento de funcionários 

Treinar os seus colaboradores mostrando as boas práticas, a adoção de comportamentos que privilegie a aplicação de tais conceitos são ferramentas fundamentais. Além disso, as práticas de eficiência energética precisam ser incorporadas por toda a equipe da indústria.

Uso de fontes renováveis de energia  

As indústrias podem estimular o uso de energias renováveis, como a solar, minimizando o uso de combustíveis fósseis. Além disso, a instalação de painéis solares e turbinas eólicas pode oferecer uma parte da energia necessária nos processos industriais. Lembrando que a energia autoproduzida na indústria resulta em redução nos custos de impostos e encargos setoriais. 

Conclusão

A implementação de práticas como as descritas acima podem ajudar a indústria a se tornar muito mais eficiente e sustentável em termos energéticos. Além disso, elas também podem gerar economia de custos, aumentar a competitividade e contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono. 

Existem várias outras estratégias que podem ser adotadas para aumentar a eficiência energética da sua indústria, desde a utilização de equipamentos mais eficientes, desenvolvimento de procedimentos operacionais até a implementação de melhorias nos processos produtivos. É muito importante lembrar que cada empresa precisa avaliar quais são as melhores opções de acordo com seu caso. 

Quer implementar a eficiência energética na sua indústria? Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo em nosso site, nele você também pode realizar uma simulação totalmente online e gratuita e descobrir o quanto de energia elétrica você pode economizar em minutos. Além disso, conheça as nossas redes sociais e blog, por lá você encontra muitos outros conteúdos sobre eficiência energética.